SEMED REALIZA DEGUSTAÇÃO DO NOVO CARDÁPIO DE MERENDA ESCOLAR



    A Prefeitura Municipal de Jacundá através da Secretaria Municipal de Educação realizou na manhã desta sexta-feira (29) um evento que marcou a degustação do novo cardápio da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.

    Convidados pela SEMED, representantes do Poder Executivo e Legislativo receberam as representatividades dos Conselhos Municipais de Educação e Alimentação Escolar, Conselho Tutelar, FUNDEB, Representante da Sociedade Civil, Diretores Escolares, entre outros.

    O ponto alto da participação foi à presença de representante dos pais e alunos da Rede Municipal de Ensino, que segundo a Secretária Municipal de Educação Professora Leila Clara Gonçalves Barbosa é uma forma de promover a cidadania e incentivar o empoderamento estudantil, com a efetiva participação daqueles que fazem uso deste serviço nas Escolas, os alunos.

    O Prefeito Municipal de Jacundá Sr. Ismael Barbosa ressaltou a importância das representatividades e atentamente, ouviu todos que se propuseram a falar sobre a alimentação escolar. Entre elas, a Srª. Cleuzinete Romaes – merendeira – que a convite da SEMED, representou toda a categoria, tirou dúvidas e recebeu orientações sobre o cardápio e seus gêneros.

    A Diretora do Departamento de Alimentação Escolar, a Nutricionista Claudinea Palha Andrade, em seu discurso, comunicou que o município está atendendo um princípio básico do programa nacional, que é oferecer uma merenda escolar de qualidade e que atenda a questão nutricional do aluno, por faixa etária.

    “Ao longo do semestre vamos fazer testes de aceitabilidade em todas as Escolas (campo e cidade) e os alunos que vão dizer sobre a técnica de preparação, pois nada melhor que um aluno pra avaliar o que ele vai consumir durante a semana” – explicou a nutricionista.

    Foi pensando na participação dos alunos, que a SEMED convidou o aluno Wesley Silva Gusmão, da E.M.E.F. Professora Maria da Glória R. Paixão para a degustação.

    Representando o Poder Legislativo, estavam os Vereadores Raylane dos Santros Soares, Daniel Siqueira Neves, Edson Ferreira de Souza e Rafael Comin.

    Representando a Sociedade Civil, a Srª. Alciene Porto.

    Representando os Pais dos Alunos, a Srª. Claudenice S. Rodrigues.

    Representando as Secretarias Municipais o Sr. Sérgio Ribeiro C. Junior da Secretaria de Finanças e Valkíria Vale da Secretaria de Assistência Social.

    Representando Escolas do Campo, o Professor Genilson de Sousa.

    Representando o Conselho Municipal de Educação, a Srª. Nilva Alves da Silva Presidente do CME.

    Representando o Conselho Municipal de Alimentação Escolar, os Professores Alexandrino Rodrigues Lima e Antonio Filho da Silva.

    Representando as Direções Escolares, as Diretoras Crystieny Oliveira (Educação Infantil), Ana Lúcia Bastos Fonseca (Ensino Fundamental Menor) e Maria de Nazaré Dias da Silva (Esnino Fundamental Maior).

    Representando o FUNDEB, o Professor Francisco Vieira.

    Representando o Conselho Tutelar, o Sr. Domingos Costa.

    A SEMED, prezando pela eficiência da ação de hoje, bem como atender o princípio da publicidade e transparência, convidou o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará – sub sede Jacundá, que não enviou nenhum representante de sua coordenação, nem uma justificativa oficial de sua ausência, bem como, duas professoras da Rede Municipal de Ensino que também foram convidadas para representar a categoria e não fizeram-se presentes.

    Em uma mesa, todos os itens licitados estavam à mostra para os convidados, com exposição da marca, lote, rótulo e valores nutricionais estampados em suas embalagens, desde os gêneros distribuídos por empresas aos da agricultura familiar, que este ano, está em quase 100% de sua logística para agricultores do município, o que é considerado um avanço em comparação aos anos anteriores, em que esses gêneros ficavam divididos para municípios vizinhos.

    Todos os convidados receberam uma ficha técnica com nome do prato servido, e campos vazios para o levantamento de notas sobre o aspecto (visual), qualidade (olfato) e gustativo (sabor), além de um espaço para comentários e/ou observações.

    Essa triagem é uma espécie de controle de qualidade sobre os gêneros alimentícios e seus sabores e poderão auxiliar o departamento de alimentação escolar nos treinamentos dentro das Escolas.

    O novo cardápio de alimentação escolar das Escolas Municipais será introduzido para consumo dos alunos na segunda-feira (08 de Abril).

Jacundá, 29 de Março de 2019.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil