SEMED APOIA SETEMBRO AMARELO – PREVENÇÃO AO SUICÍDIO



    Setembro amarelo é uma campanha do Centro de Valorização da Vida que busca trazer o diálogo sobre o suicídio para a sociedade.

    Desde 2015 o mês é escolhido para buscar a conscientização sobre o tema, onde a cor amarela é usada para representar o mês da prevenção do suicídio por causa de Dale Emme e Darlene Emme. O casal foi o início do programa de prevenção de suicídio “fita amarela”, ou “Yellow Ribbon” em inglês.

    De lá pra cá, a campanha ganhou forma e o país a aderiu como forma de prevenção.

    Na manhã desta quarta (26), a Secretaria de Saúde junto ao CAPS – Centro de Atenção Psicossocial mobilizou diversos servidores públicos para a concentração de conscientização do Setembro Amarelo, na Praça Municipal Inácio Pinto, em Jacundá.

    Fizeram-se presentes além da Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Assistência Social, grupos da Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Assembleia de Deus, Igreja Presbiteriana e Centro de Ensino Impacto.

    A Secretaria Municipal de Educação de Jacundá participou da caminhada/mobilização junto aos alunos e profissionais da educação, compondo o grupo que percorreu o centro da cidade e a Avenida Cristo Rei.

    Entre as Escolas convidadas, estavam E.M.E.F. Profª. Mª. da Glória R. Paixão, E.M.E.F. Raimundo Ribeiro de Souza e E.M.E.F. Cel. João Pinheiro.

    Vale ressaltar, que as Escolas Municipais receberam ao longo do mês, em parceria com o Programa Saúde na Escola, palestras e ações sobre o tema.

    No mundo todo, aproximadamente uma pessoa se mata a cada 40 segundos, de acordo com o site minuto saudável. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens.

    O assunto é um tabu. Não falamos dele e as pessoas evitam por medo do assunto em si e com isso, acabam cortando o diálogo necessário, relatou uma moradora que assistia a concentração.

    Segundo a terapeuta ocupacional, Andressa Gusmão – da comissão organizadora da caminhada/mobilização, essa campanha busca trazer o diálogo real entre a sociedade jacundaense para que este assunto seja tratado e prevenido.

    A Secretária Municipal de Saúde Iara Soraya Taborda Ribas esteve à frente do percurso e avaliou de maneira positiva a ação, falando que este é um mês que busca deixar as pessoas que sofrem com pensamentos suicidas, saberem que elas não estão sozinhas e que a morte não é solução. Segundo Iara, no que tange à Secretaria Municipal de Saúde, a campanha não acaba em Setembro e continua viva nos atendimentos necessários.

    A Secretária Municipal de Educação Professora Leila Clara G. Barbosa não pôde comparecer à mobilização por ter compromissos atrelados na mesma data, mas foi representada por sua assessoria adjunta, funcionários e diretores de departamentos da SEMED.

    Apoio: Prefeitura Municipal de Jacundá.

Jacundá, 26 de Setembro de 2018.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil