PROJETO CORES DO AÇAÍ – E.M.E.F. PROFª. Mª. DA GLÓRIA R. PAIXÃO



    O Projeto Cores do Açaí teve início no mês de abril desse ano e estendeu-se até o início de setembro, onde foi culminado com a exposição das obras na Praça Municipal de Jacundá.

    Durante o dia 04 de Setembro, os alunos/artistas fizeram a mediação entre suas obras e o público que prestigiou o projeto.

    Professores das escolas convidadas compareceram assim como boa parte da comunidade jacundaense.

    Durante a noite, aconteceu a escolha dos melhores trabalhos na Câmara Municipal de Jacundá.

    O projeto teve o objetivo de desenvolver experiências estéticas no processo de ensino, aprendizagem e criação em arte, tomando como produto principal o açaí - fruto bacáceo de cor roxa, muito utilizado na confecção de alimentos e bebidas e que também vem sendo utilizado como fonte reciclável.

    O mesmo foi embasado teoricamente na abordagem triangular da Professora Dr.ª Ana Mae Barbosa, "o fazer, contextualizar e apreciar".

    Como metodologia foi dada a cada turma, temas e movimentos artísticos diversificados, associando assim a história da arte à nossa cultura, especificamente o açaí.

    Em todas as obras, o açaí foi o principal elemento da composição, deixando claro que esse fruto de cheiro e sabor peculiar, pode e deve ser tomado como objeto de experiências artísticas.

    É importante ressaltar que paralelos a esse projeto, os alunos trabalharam o projeto "Todos por uma escola leitora", que tem a finalidade de incentivar a prática à leitura.

    Durante o Projeto Cores do Açaí, os estudantes praticaram a decodificação não só da linguagem visual como também da linguagem escrita.

    No evento de escolha da melhor obra, marcaram presença a Secretária Municipal de Educação Profª. Leila Clara G. Barbosa, o Profº. e Coord. da Educação do Campo Genilson de Sousa, o Coord. da Biblioteca Municipal e Diretor do Museu Inácio Pinto, o Sr. Leoeze Nunes Martins, a Profª Pollyanna Cristina Gonçalves e o Vereador Sr. Tcharlles Borges, que gentilmente aceitaram o convite para participarem como jurados na culminância desse trabalho.

    Foram avaliadas 13 obras apresentadas por 26 alunos.

    De acordo com a votação dos jurados e do público, o resultado final:

    1ºlugar: O Açaizeiro (obra da turma do 9º ano "C"), trabalho apresentado pelos alunos Jefferson Silva Pereira e Gessykely Barbosa Silva

    2º lugar: Igreja de Nª. Srª. do Perpétuo Socorro da Velha Jacundá (obra da turma do 9ºano "B"), trabalho apresentado pelas alunas Camila Pereira Farias e Sabrina da Silva Lourenço

    3º lugar: O Ribeirinho (obra da turma do 7º ano "C"), trabalho apresentado pelas alunas Jhenny Kelly Sousa e Karinny Almeida Ribeiro.

    Texto: Professora Elzamar Emerique

Jacundá, 21 de Setembro de 2018.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil