I SEMINÁRIO MUNICIPAL DA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO



    Aconteceu sábado, dia 04 de maio de 2019, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Jacundá, o I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo, com o tema: “EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS E DESAFIOS NO MUNICÍPIO DE JACUNDÁ”.

    O evento foi organizado pelos 13 (treze) acadêmicos do município de Jacundá, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo que estudam no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA – Campus Rural de Marabá e teve como objetivo: Contribuir com a discussão em torno da Educação do Campo no município de Jacundá e com a proposição de políticas estratégicas para as populações do campo que garanta o acesso e permanência dos alunos nas escolas respeitando as especificidades de cada lugar.

    Estiveram presentes no evento: professores e profissionais em educação das escolas do campo do município de Jacundá, a Professora Marta Costa, atual Secretária Municipal de Educação, a Vereadora Lane Pinheiro, o Diretor do Departamento de Educação do Campo (DECAMP) Professor Genilson de Sousa, a Vera presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Jacundá, o diretor de extensão, coordenador do curso e professores do IFPA – Campus Rural de Marabá, acadêmicos da Licenciatura em Educação do Campo dos municípios de: Jacundá, Nova Ipixuna, Itupiranga, Eldorado dos Carajás, Parauapebas e Marabá. O evento contou também com a participação dos alunos do curso de Educação do Campo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA.

    Durante o seu discurso, a Secretária de Educação se comprometeu a garantir o acesso e à permanência dos nossos alunos nas escolas, de maneira a observar e sanar as principais problemáticas enfrentadas nas comunidades no que diz respeito à Educação. Destacou ainda que dará total apoio para os projetos desenvolvidos nas escolas, assim como o Projeto de Educação do Campo no município de Jacundá.

    As palestras foram ministradas pela professora do IFPA e Doutora Rosimeire Scalabrim que abordou o contexto histórico da Educação do campo no Brasil. A Acadêmica da Educação do Campo Sandra ressaltou a importância do curso no processo de construção de uma proposta de educação de qualidade para as populações do campo. A professora da Escola Nova Canaã e Mestre Renata Miranda que fez uma contextualização da Educação do Campo no Município de Jacundá e suas perspectivas. O professor Especialista Romário Aguiar, da Escola Boa Ventura, licenciado em Educação do Campo apresentou os principais desafios a serem superados nas escolas do campo de Jacundá rumo ao desenvolvimento de uma educação de qualidade.

    Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, pelo IFPA

Jacundá, 06 de Maio de 2019.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil