II WORKSHOP DA EDUCAÇÃO ESPECIAL DE JACUNDÁ/PA



    A Secretaria Municipal Educação (SEMED) realizou nesta quarta-feira, 03/10/2018, um Workshop voltado à educação especial. A atividade conta com a participação de alguns profissionais de 41 escolas, além da participação de familiares e alunos com deficiência atendidos na rede municipal de ensino. O evento foi realizado, na Escola Rosália Correia.

    Esse encontro objetiva sensibilizar e proporcionar espaços para a realização de debates e diálogos sobre propostas, experiências e conhecimentos sobre a Base Nacional Comum Curricular para a Educação Especial, a fim de contribuir com a avaliação de políticas públicas e oportunizar subsídios teóricos e práticos para a escolarização de alunos com deficiência no contexto educacional do município de Jacundá/PÁ.

    Estiveram presentes no evento, o Prefeito, Ismael Gonçalves Barbosa, Vereador Lindomar, Representante do SINTEPP Janes, a Secretária Municipal, Profª. Leila Clara Gonçalves Barbosa, a Coordenadora Pedagógica da Educação Especial, Profª. Rosana Cristina Costa dos Santos e a Palestrante, Profª. Ms. Francisca Maria Cerqueira da Silva – UNIFESPA.

    Na abertura fomos contemplados com apresentação do Hino Nacional em LIBRAS que foi apresentado pelo Profº Tradutor/Intérprete de LIBRAS Leonnys Marinho de Souza, apresentação cultural da Música “Deus de Detalhes” do Profeta Lucas, com os alunos da educação especial da sala de recursos multifuncional da escola caminho para o futuro, orientados pela professora Cleide Clemente Andrade.

    Na cerimônia de abertura, o Prefeito em exercício Ismael Barbosa, relatou emocionado, a importância do evento, que o fez lembrar-se de sua filha especial, Lorena Barbosa (in memoriam), e firmou o compromisso do incentivo às práticas de apoio para a inclusão dentro da Educação Jacundaense, junto à Secretária Profª. Leila, que também se emocionou muito, relatou sobre a importância dos trabalhos dos profissionais de apoio escolar (cuidadores), dos professores do AEE, dos Intérpretes de LIBRAS e da Coordenadora da Educação Especial.

    Ao todo, cinco salas foram adaptadas para oficinas e minicursos, entre elas:

    OFICINA 1: FLEXIBILIZAÇÃO DO CONTEÚDO: O Ensino de LIBRAS por Meio da Ludicidade – Ministrante: Itamara, Larissa, Leonnys, Thainá, Gabriel e Marcos.

    OFICINA 2: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: O Desenvolvimento da Leitura e da Escrita do aluno com Deficiência Intelectual - Ministrante: Celsania e Delma.

    MINICURSO 1: DEFICIENTES MÚLTIPLOS: As Possibilidades de Ensino e Aprendizagem – Ministrante: Diana, Anacleia e Francilene.

    MINICURSO 2: AUTISMO: As Diversas Formas de Ensinar e Aprender – Ministrante: Valdirene e Egione.

    MINICURSO 3: DEFICIENCIA VISUAL: As Diferentes Maneiras de Aprendizagem e Comunicação - Ministrante: Cleide e Luzenilda.



    "Não há saber mais ou saber menos. Há saberes diferentes". (Paulo Freire)

Jacundá, 04 de Outubro de 2018.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil