III ENCONTRO CULTURAL DA ESCOLA INDÍGENA KARAÍ GUAXU


    Durante os dias 21 e 22 de Junho de 2019 foi realizado o III Encontro Cultural da Escola Karaí Guaxu. O evento aconteceu em dois momentos: o primeiro, dia 21/06, para receber parentes e convidados de outros municípios ou Estados e o segundo momento aconteceu dia 22/06, contou na oportunidade com aproximadamente 750 convidados entre indígenas e não indígenas que foram prestigiar o momento cultural na Aldeia Nova Jacundá.

    O evento que já virou tradição no município de Jacundá, atualmente ganha proporção regional e foi uma realização: Comunidade Indígena Guarani Mbya, Educadores indígenas e não indígenas da Escola Karaí Guaxu, Prefeitura e Secretaria Municipal de Jacundá e Departamento de Educação do Campo de Jacundá.

    Contamos ainda com apoio: CTI (Centro de Trabalho Indigenista), CIMI (Conselho Indigenista Missionário) e Instituto Indígena Krohokrenhum como parceiros para a realização do evento.

    Algumas escolas da cidade também resolveram acompanhar este momento cultural dentre elas destacamos: Escola Teotônio Apingagés, Maria da Glória (Fundamental e Médio - SOME Campo), Escola Wanderlina Lopes, Escola Cristo Rei (Professores Leandro e Shirley e alunos da EJA); Escola Caminho Para o Futuro.

    As escolas do Campo de Jacundá também resolveram participar de maneira efetiva, dentre as escolas do campo, registramos participação de: Escola Paraíso da Infância, Morajuba, Nova Canaã, Pólo Boa Ventura (Escolas: Jatobá Ferrado, Santo Antônio IV, Altamira 07, José Bonifácio) e Escola Nossa Senhora da Conceição.

    Tivemos ainda a participação de representantes de: Nova Ipixuna, Tailândia, Marabá e representatividade do IFTO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-Palmas) - que mobilizou e tornou realidade a participação de professores e lideranças Guarani da Terra Indígena Xambioá (TO). tivemos ainda a participação de lideranças indígenas de outros municípios.

    Durante esses três anos, o Encontro Cultural da Escola Karaí Guaxu vem ganhando notoriedade e temos percebido o quanto avançamos em relação à discussão da Educação Escolar Indígena no município, embora ainda tenhamos muito a crescer no âmbito da discussão. O sucesso do evento se consolida a cada ano por conta do interesse que muitos têm em participar para conhecer um pouco dessa cultura, tão rica, tão próxima de nós, mas que parecia tão distante.

    Diante disso, agradecemos imensamente a participação de todos que tiveram a oportunidade de prestigiar e contribuir com o êxito do III ENCONTRO CULTURAL DA ESCOLA INDÍGENA KARAÍ GUAXU, pois jamais o evento seria completo sem a participação de vocês que estavam na Aldeia Nova Jacundá, durante os dias 21 e 22 de junho de 2019.

    Escola Indígena Karaí Guaxu

    Departamento de Educação do Campo



Jacundá, 22 de Junho de 2019.

Visualizações


 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil