1º ENCONTRO JACUNDAENSE DOS SURDOS



    26 DE SETEMBRO – DIA NACIONAL DA PESSOA SURDA



    A Prefeitura de Jacundá-PA, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou no Dia 26 de setembro de 2019 o Primeiro Encontro Jacundaense de Surdos. O evento que fechou o projeto teve como mentora a Intérprete Itamara Gleid, e foi desenvolvido por todos os intérpretes nas turmas das escolas que possui alunos Surdos. Notou-se que o número de alunos surdos vem aumentando no município e, que há dificuldade dos alunos, professores e gestores ouvintes de se comunicarem com os surdos.

    Nesse sentido, o objetivo do projeto, é mostrar tanto para comunidade escolar quanto para a sociedade, a importância da língua de sinais para a comunicação com a pessoa surda, comunicação esta que não se dá apenas oralmente, mas nos gestos, no olhar, na expressão facial, na articulação das mãos, no movimento do corpo, no sentir, na forma de demonstrar o amor, o carinho pelo outro.

    A culminância se deu, com apresentações culturais, e um breve histórico da trajetória das pessoas surdas e, relatos de vivência dos surdos na sociedade. Este belíssimo evento, contou com a presença do Prefeito Ismael Barbosa, a Secretária de Educação Leila Clara Barbosa, representante do Ensino Médio a professora e Intérprete de Libras Valmária Martins, Coordenadora da Educação especial Cleide Aparecida, Diretores, Alunos, Professores, toda a Equipe da Educação Especial, Intérpretes de libras e Equipe da SEMED.

Jacundá - PA, 26 de Setembro de 2019.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil