E.M.E.F. NOVA CANAÃ REALIZA PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA DE JACUNDÁ



    Na manhã da última sexta-feira (05) os estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Canaã, localizada no campo, visitaram o município a fim de realizar entrevistas com moradores locais que foram expropriados da antiga Jacundá, devido ao processo de inundação da cidade pelo lago da Usina Hidrelétrica de Tucuruí.

    A atividade em questão faz parte de uma pesquisa escolar que tem como objetivo compreender os impactos ambientais e sociais da construção da referida Usina.

    De acordo com a proposta curricular da Escola no 4º bimestre, o Eixo Temático é “Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

    Por conta disso, os estudos envolvendo esta temática procuram desenvolver pesquisas sobre o âmbito micro da realidade local, para assim compreender sobre a implantação dos grandes projetos na Amazônia.

    Dentro deste planejamento às turmas foram organizadas da seguinte forma:

    6° ano entrevistado o Sr. Chico Valente, 7° ano a Srª. Lilite Pimentel, 8° ano o Sr. Raimundão e 9° ano o Sr. Leopoldino Martins. Todos, moradores locais que puderam indicar situações reais aos alunos.

    Além da realização dessas entrevistas – valiosas no contexto sociocultural – os alunos visitaram o Museu Municipal de Jacundá, onde foram recepcionados pelo diretor do espaço, Leoeze Martins, que vem ao longo do tempo, mantendo o acervo de fotografias, objetos antigos e outros elementos que fortalecem essas memórias.

    Estiveram presentes nesta visita, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Srª. Nilva Alves da Silva, a Secretária Municipal de Educação Professora Leila Clara G. Barbosa, a Coordenadora do SINTEPP Srª. Cirlene Cabral, o Coordenador do Departamento do Campo, Sr. Genilson de Souza, além dos gestores e professores da Escola.

    A Secretaria Municipal de Jacundá parabeniza os alunos da E.M.E.F. Nova Canaã pela realização deste trabalho e agradece o Museu Municipal pela dedicação em receber à SEMED em mais esta ação.

Jacundá, 08 de Outubro de 2018.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil