06 DE MARÇO – DIA DE MOBILIZAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR



    Na noite desta terça-feira, 06 de Março, aconteceu na quadra poliesportiva da E.M.E.F. Rosália Correia um encontro com profissionais da educação de Jacundá para discussão sobre a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.

    A BNCC foi homologada no dia 20 de Dezembro de 2017, pelo Conselho Nacional de Educação, por meio da Resolução do CNE/CP nº 02, a qual institui e orienta a implantação da Base, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação básica.

    A Base define que, todos os alunos têm o direito de aprender e será referência para a (re)elaboração dos currículos em todas as redes e escolas do país.

    Para iniciar a mobilização em torno deste documento histórico, o MEC – Ministério da Educação, o CONSED – Conselho Nacional de Secretários de Educação, a UNDIME - União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, propõem que a discussão sobre a BNCC aconteça em todas as redes e escolas públicas e privadas do país.

    No evento, a Secretária Municipal de Educação Leila Clara Gonçalves Barbosa e a equipe do Núcleo Pedagógico da SEMED, promoveram essa discussão ao “DIA D”, por meio desta mobilização, que tem como objetivo articular sobre a estrutura e as competências da BNCC em todas as localidades do Brasil, envolvendo secretarias, escolas e comunidade escolar.

    O “DIA D” tem um caráter formativo sobre o documento e ao mesmo tempo de engajamento dos profissionais da educação para a implementação que se inicia.

    Ao início da dinâmica do evento, a Coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Professora Leila Cossioli Lopes fez a leitura da Portaria n° 04/2018 que institui as Comissões de Governança e de Mobilização da BNCC para a elaboração da proposta curricular do município de Jacundá.

    A mesa de honras foi composta pela Comissão de Governança: a Secretária de Educação Leila Clara Gonçalves Barbosa, pela Presidente do Conselho Municipal Nilva Alves da Silva, pelo Coordenador Geral do SINTEPP subsede Jacundá Toni Gomes da Silva, pelo Representante das Escolas de Ensino Médio Francisco Vieira, pela Representante das Escolas Privadas Junilene Teixeira de Oliveira e pela Coordenadora do Fórum Municipal de Educação Leila Cossioli Lopes.

    A Comissão Municipal de Mobilização para Implementação da Base Comum Curricular foi designada com os seguintes membros:

    Orniane Guimarães Bahia – Coordenadora da Educação Infantil (SEMED) e Presidente da Comissão de Educação Infantil do CME;

    Ducilene Alves de Souza – Coordenadora do Ensino Fundamental Menor (SEMED) e Presidente da Comissão do Ensino Fundamental do CME;

    Osileide de Jesus Lira – Coordenadora do Ensino Fundamental Maior (SEMED);

    Wesley Oliveira Santos – Coordenador de Educação de Jovens e Adultos (SEMED) e Presidente da Comissão de Jovens e Adultos do CME;

    Auristélio Silva Ribeiro – Coordenador de Matemática (SEMED);

    Rosana Cristina Costa dos Santos – Coordenadora de Educação Especial (SEMED) e Presidente da Comissão de Educação no Campo do CME;

    Genilson de Souza Santos – Coordenador do Campo (SEMED) e Presidente da Comissão de Educação no Campo do CME;

    Silvana Barnabé Esteves Vieira Sena – Presidente da Câmara de Educação Básica do CME;

    Cirlene Aparecida Cabral – Coordenação do SINTEPP e Secretária da Câmara de Legislação e Norma do Conselho Municipal de Educação.

    Iniciando as atividades do evento a Professora Osileide Lira explanou sobre BNCC e suas Principais Implicações para a Educação por meio do tema “A BNCC e a nossa Rede/Escola”.

    Dando continuidade, a Professora Orniane Guimarães Bahia apresentou as “Competências Gerais da BNCC”, destacando que um dos nossos principais desafios até o final de 2019 é construir democraticamente uma Proposta Curricular da Educação Básica de Jacundá que contemple as 10 Competências Gerais no desenvolvimento integral do educando.

    O propósito desta Mobilização foi sensibilizar os educadores para que percebam qual o papel da BNCC na construção da sociedade do futuro. Em seguida, os Professores Auristélio Silva Ribeiro e Genilson de Souza Santos formaram a Mesa Redonda com profissionais atuantes da Educação do Município, composta por: Alexsandra Teodoro Tibúrcio, Aparecida Cirlene Cabral, Cristiane Ferreira Aguiar, Gabriela Cossioli Pedroso, Junilene Teixeira Oliveira e Romário Aguiar. Nesta dinâmica os convidados expuseram suas opiniões através de suas experiências frentes os questionamentos propostos para BNCC.

    Ao término do evento, os profissionais da educação presentes, felicitaram à Secretária Municipal de Educação pelo seu aniversário, que emocionada, agradeceu e discursou acerca do evento, sobre seu desenvolvimento e aprendizagem através do progresso e experiências vividas na noite de 06 de Março de 2018.

Jacundá, 07 de Março de 2018.



 

 

semedjacunda.com.br
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS
Rua Jarbas Passarinho S/N - Centro - Jacundá - Pará - Brasil